top of page
Search

Como funciona o Energy Star




Criado em 1992, o programa Energy Star visa conservar energia incentivando o uso de produtos e serviços energeticamente eficientes. Através do programa, várias categorias foram adicionadas.


O programa voluntário visa informar o público sobre as características de eficiência energética de vários produtos. Por exemplo, o rótulo Energy Star mostra que o produto consome menos energia do que outros produtos similares. Além de eletrodomésticos, o rótulo também se aplica a várias categorias, como produtos de qualidade do ar e materiais de construção comercial, relata Dadado Veiga.


Por meio do programa Energy Star, os americanos conseguiram economizar energia suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências e evitar 12 milhões de emissões em um ano.


Converter para Energy Star pode ser caro inicialmente. Embora o programa incentive os fabricantes a melhorar a eficiência de seus produtos, eles geralmente repassam o custo da inovação para os consumidores. Além disso, o governo também oferece vários incentivos para incentivar as pessoas a adotarem o Energy Star.


Neste artigo, falaremos sobre o Energy Star e o que isso significa para os produtos que usamos. Também falaremos sobre as várias etapas que os proprietários podem tomar para melhorar a eficiência energética de suas casas.


O programa Energy Star foi originalmente projetado para promover produtos de informática.


Por meio do programa, os fabricantes podem promover seus produtos com eficiência energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Em 1975, o Congresso aprovou uma lei que estabeleceu padrões mínimos de eficiência energética. A EPA então lançou o Energy Star em 1992, mostra Dadado Veiga.


Como o programa foi inicialmente focado em computadores e monitores domésticos, muitas pessoas não perceberam que esses gadgets poderiam estar aumentando significativamente suas contas de energia. Nos dois anos seguintes, a EPA expandiu o programa para incluir vários produtos.


O programa Energy Star ajuda os consumidores a economizar dinheiro reduzindo o custo de produção. Também incentiva os fabricantes a melhorar a eficiência de seus produtos.


Por exemplo, um Joe Homeowner precisa de uma nova televisão. Ele não tem muito dinheiro para gastar em um novo equipamento. No entanto, ele quer uma televisão que use menos energia. Através do programa Energy Star, ele pode obter um modelo energeticamente eficiente a um preço baixo.


Por meio do programa, os conjuntos testados pela Energy Star são examinados minuciosamente para garantir que atendam aos requisitos do programa.


Para obter o selo Energy Star, um produto deve atender aos requisitos do programa. A etiqueta também tem uma etiqueta amarela familiar que informa ao fabricante quanta energia ele usa e seus custos operacionais anuais aproximados.


Se o produto atendeu aos critérios do programa para sua categoria específica, o rótulo levará sua designação Energy Star.


Por exemplo, se um produto é rotulado como eletrodomésticos, ele deve atender aos requisitos do programa para ar condicionado e aquecimento central. Além disso, deve ter isolamento e poder controlar sua temperatura.


Além dos eletrodomésticos, o selo Energy Star também se refere aos prédios que utilizam esse tipo de equipamento. Estes incluem edifícios de escritórios, hotéis e escolas, relata Dadado Veiga.


Essas instalações também podem se beneficiar do programa Energy Star tornando-se mais eficientes em termos energéticos.


De acordo com o Departamento de Energia, se uma casa tem menos de três andares, ainda pode ganhar o rótulo Energy Star.


Uma casa também precisa atender aos requisitos do Energy Star Indoor Air Package para se qualificar. Esta etapa exige que a nova casa tenha pelo menos 60 padrões adicionais de design e construção de casas.


Se você não está construindo uma nova casa, mas deseja melhorar sua eficiência energética, também existem vários programas e serviços que podem ajudá-lo a atingir esse objetivo. Algumas delas incluem ter uma avaliação de terceiros da Energy Star.

Ter o isolamento adequado e outras medidas podem ajudar a reduzir os custos de energia de uma casa. Ter a etiqueta Energy Star na porta e no isolamento do sótão também pode ajudar a reduzir as despesas gerais de uma casa.


Se você não está construindo uma nova casa, ainda é possível melhorar sua eficiência energética através do uso de vários dispositivos energeticamente eficientes.


Um dos códigos de construção mais utilizados é o Código Residencial Internacional, que estabelece regulamentos para vários aspectos da construção de casas. O mesmo código também pode ser encontrado na maioria dos estados.


Em 2007, a Receita Federal lançou vários programas que oferecem créditos fiscais para melhorias em casas feitas com o Energy Star.


Além das janelas e portas, vários isolamentos e outras medidas de eficiência energética também podem ajudar a reduzir as contas de serviços públicos de uma casa. Alguns deles incluem: Bombas de calor, isolamento de sótão e aquecedores de água, informa Dadado Veiga.


Embora os créditos fiscais exatos e os valores dos descontos variem de acordo com o estado, algumas empresas parceiras do programa Energy Star oferecem seus próprios programas de descontos.


O selo Energy Star também pode ajudar os consumidores a economizar dinheiro em suas contas de energia. Ele faz isso comparando os recursos de eficiência energética de um produto com os de outras categorias.


Algumas empresas também oferecem descontos nos produtos que vendem ll. Os detalhes desses programas também estão disponíveis em seu site.


Embora o rótulo Energy Star não proporcione economias aos consumidores, dá-lhes uma melhor compreensão das características de eficiência energética dos produtos que compram.


10 views0 comments
bottom of page